top of page

Projeto Girl Effect - Você conhece?


Quando se trata de criança queremos sempre estar a par de tudo que acontece. Sendo assim, frequentemente procuramos projetos e/ou organizações que estejam envolvidos com o universo infantil de alguma forma.


Em busca de um mundo melhor e com o intuito de melhorar as condições de milhares de meninas, o Girl Effect nasceu e concebe seu trabalho em diversos países do mundo.


O que é o Girl Effect?

O projeto Girl Effect (http://www.girleffect.org/) é um movimento que tem como objetivo investir dando oportunidades a diversas meninas do mundo inteiro, não só a nível de educação e saúde, mas também a nível de recursos disponíveis. Tudo isso afim de iniciar um efeito encadeador de mudança em suas vidas, na vida das comunidades em que moram e, consequentemente, no mundo.


Entendendo a história:


O Girl Effect foi criado em 2008 pela Fundação Nike, em colaboração com a NoVo Foundation (fundação que se dedica a desenvolver uma transformação na sociedade), e a Fundação das Nações Unidas, entre outros.


O projeto lançou no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, um filme que desafiava a pensar de maneira diferente sobre o papel que as meninas desempenham no desenvolvimento.


Desde que se tornou uma organização independente, o Girl Effect continuou, e ainda continua, sendo apoiado pela Nike Foundation e outros financiadores, bem como por novos parceiros.


Você deve estar se perguntando... Mas por que meninas?


Quando uma menina/mulher escolhe ter filhos, ela cuida da educação e da socialização de suas crianças com grande interesse. Ela quer que eles cresçam em uma sociedade provedora, nas melhores condições possíveis. Vem daí o empenho feminino nas políticas públicas de organização residencial. As mulheres sempre foram maioria nos movimentos sociais pela educação, saúde, saneamento básico e alimentação de suas crianças.


Estudos realizados para comprovar o objetivo do projeto, mostram que, se educada, uma menina insveste 10-20 vezes mais renda de volta para a família e comunidade do que um homem.


Melhores vidas para as meninas significam melhores vidas para todos em suas comunidades - seus irmãos, pais, futuros maridos e filhos. Quando você melhora a vida de uma menina através da educação, saúde, segurança e oportunidade, essas mudanças têm um efeito positivo. Como mãe educada, cidadã ativa, produtiva e empregada preparada, ela é uma força muito influente em sua comunidade para quebrar o ciclo da pobreza.


Aprofundando e exemplificando:


Exemplo: Maria é uma garota de 10 anos de idade que vive na pobreza. Se ela consegue uma oportunidade e recebe educação, ganha um lar e cuidados com a saúde. Quando ela crescer, poderá fazer suas próprias escolhas: casar com quem quiser, criar uma família feliz e cuidar de seus irmãos, sua família e sua comunidade. Maria vai ter a chance de poder mudar a sua comunidade.


Entretanto se Maria, ainda com 10 anos de idade, não recebe educação nem acompanhamento de saúde, não se sentirá incluída em algo maior, não se considerará parte da sociedade. Ela nem vai terá chance de escolha. Ou seja, Maria provavelmente vai se perder pelas ruas e seguir um futuro sem muitas esperanças.

Perspectivas e Insights:


Abaixo, listamos alguma das perspectivas e insights que chamam bastante atenção para esse projeto.

 

Fontes:

posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page