Descubra os tipos de brincadeiras indicadas para cada faixa etária
Brincar é a principal atividade das crianças, pois além de ser algo divertido e saudável, ajuda no desenvolvimento de diversas áreas do corpo humano.
Desta forma, o playground é uma peça extremamente importante para os pequenos, pois ele agrega funções e trazem lições que seus filhos precisam para a vida inteira!
Por isso, listamos quais brinquedos que fazem parte de um playground e se encaixam para cada uma das idades a seguir:
Bebê (até 1 ano)
![](https://static.wixstatic.com/media/6d6083_d6258f3e0ec3405a9f7ac7ef1354f544~mv2_d_4000_3000_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6d6083_d6258f3e0ec3405a9f7ac7ef1354f544~mv2_d_4000_3000_s_4_2.jpg)
Idade: Requer estímulos de todas as formas de percepção, pois é a fase de maior desenvolvimento do cérebro. É essencial respeitar os limites do bebê, e por isso é necessário dar uma pausa na brincadeira quando ela estiver cansada.
Função da brincadeira: Oferecer estímulos visuais, sonoros, táteis e emocionais.
Do que brincar: O nosso piso Playtop é perfeito para os estímulos visuais e táteis. Além disso, olhar as crianças brincarem estimula também os outros sentidos do bebê.
Criança pequena (de 1 a 3 anos)
![](https://static.wixstatic.com/media/6d6083_db706823792946f6a59cf1971040402b~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_808,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6d6083_db706823792946f6a59cf1971040402b~mv2.jpg)
Idade: Nessa fase, as descobertas do domínio da linguagem, da locomoção e da socialização são muito importantes, enriquecedor e recomendável.
Função da brincadeira: Estímulos à coordenação motora e à linguagem, movimentos amplos, equilíbrio e músicas.
Do que brincar: Os brinquedos de mola são pura diversão para essa idade, pois estimulam o movimento e equilíbrio, além de darem noção de velocidade e espaço.
Pré-escolar (de 4 a 6 anos)
![](https://static.wixstatic.com/media/6d6083_4354d2581ded4a06a6f2016a92324547~mv2_d_4000_3000_s_4_2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6d6083_4354d2581ded4a06a6f2016a92324547~mv2_d_4000_3000_s_4_2.jpg)
Idade: Nessa idade as crianças começam a desenvolver a independência, o autoconhecimento e a criatividade. Elas se interessam pelas noções de tempo (ontem, hoje, daqui a pouco) e pela contagem de números.
Função da brincadeira: Interatividade social forte, mas com espaço para também se divertirem e se distraírem sozinhas.
Do que brincar: Os balanços e gangorras proporcionam uma interação maior entre as crianças. Assim, elas podem se divertir juntas e aumentar o ciclo de amizades.
Escolar (de 7 a 9 anos)
![](https://static.wixstatic.com/media/6d6083_ab85c701572d426bb2e80d70eedc9949~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_801,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6d6083_ab85c701572d426bb2e80d70eedc9949~mv2.jpg)
Idade: Começo do desenvolvimento do raciocínio com visão geral do mundo, mas geralmente sem muita análise e com pouca atenção aos detalhes.
Função da brincadeira: estimulo ao pensamento, como constas simples, regras, noções de causa e efeito e raciocínio lógico com sequencia de ideias.
Do que brincar: Descer nos morros, entrar nos túneis e pular nos trampolins muitas vezes fazem parte de uma sequencia de brincadeiras que as crianças dessa idade criam na mente a fim tornar aquilo um auto desafio.
Pré-adolescente (de 10 a 12 anos)
![](https://static.wixstatic.com/media/6d6083_e470fd32b74b437b8853afe5041512dd~mv2.jpg/v1/fill/w_346,h_309,al_c,q_80,enc_auto/6d6083_e470fd32b74b437b8853afe5041512dd~mv2.jpg)
Idade: Pensamento abstrato, com percepção do mundo mais aprofundada e com melhor qualidade às questões humanas, problemas, diferenças etc.
Função da brincadeira: Ciclo de conversas, exercício físico, maior flexibilidade para o desenvolvimento da criatividade e brincadeiras em grupos com regras.
Do que brincar: Como é mais complicado atrair a atenção dos pré-adolescentes, os equipamentos eletrônicos e de ginástica ao ar livre são a pedida certa para uma diversão garantida.