top of page

Brincar faz com que o cérebro libere hormônios que facilitam o aprendizado

Você sabia que o atraso no aprendizado das crianças pode ser causa hormonal?




Alguns estudos mostram que crianças sob o efeito do cortisol, hormônio do estresse, tem a memória e aprendizado prejudicados.


Diante disso, a neurociência afirma o quanto brincar é importante e que a característica principal de uma brincadeira está na liberação de transmissores que aprimoram o aprendizado sem provocar estresse. Esses transmissores funcionam como forma de preparação para habilidades da aprendizagem mais formal.

Quando se está brincando o cérebro da criança libera a dopamina, hormônio do prazer, que deixa a criança com a atenção ativada. Logo, sua capacidade de aprender é muito maior, já que a satisfação de ganhar e vivenciar algo novo libera o hormônio da felicidade no organismo.


É liberada também a noradrenalina, que é o hormônio que influencia o humor, ansiedade, sono e alimentação, juntamente com outros sistemas que também são ativados, auxiliando assim a plasticidade cerebral e facilitando ainda mais o aprendizado.


E o que isso tudo significa?


Significa que impacta diretamente em como os pequenos encaram suas vidas, seja dentro ou fora da escola. Dessa forma, quando existe um nível de estresse alto, muitas crianças veem as matérias escolares e, até mesmo, a forma de ensino como algo muito complexo e a única maneira de se livrar daquilo é decorando os livros e não aprendendo. E por isso, a maioria deles, quando acabam o ano letivo, não se recordam de nada que aprenderam.

A ideia aqui é mostrar aos pais, professores, educadores e instituições de ensino que incentivando o ‘brincar’ ao invés de estresse e muita pressão, as crianças conseguem se doar mais aos estudos e dar muito mais do que se espera delas.


Então, incentive a brincadeira!


 

Fonte: http://vilamulher.uol.com.br/familia/filhos/hormonio-da-felicidade-afeta-aprendizagem-das-criancas-6962.html


posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page