top of page

Como um playground pode reverter a obesidade infantil

As crianças são a nossa principal inspiração e motivação, por isso, nos preocupamos tanto com elas. A saúde é um fator importante quando falamos em playground e dessa forma devemos sempre estar em alerta para alguns riscos. A obesidade infantil é um deles.


Obesidade infantil


Esse é um assunto polêmico e que se destaca na área pediátrica e na nutrição, sendo considerado um grave problema de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada três brasileiros já apresenta excesso de peso na infância, muitas vezes devido à inatividade física e ao consumo excessivo de alimentos industrializados. E esse problema vem aumentando não só no Brasil, mas em todo o mundo.




O início do ganho excessivo de peso pode acontecer em qualquer época da vida, mas normalmente aparece com mais frequência nos primeiros anos de vida, entre 5 e 6 anos de idade e na adolescência.



Obesidade infantil

Alguns estudos apontam que a obesidade se desencadeia por diversos fatores, como: desmame precoce, introdução inadequada de alimentos industrializados, distúrbios de comportamento alimentar e da relação familiar, principalmente nos períodos de aceleração do crescimento. Já outros estudos indicam que os hábitos nutricionais da mãe, no último trimestre de gravidez, podem modificar a composição corporal do feto em desenvolvimento, sendo assim, o excesso de ganho de peso pode estar envolvido com diabetes gestacional, dificuldades no parto e risco para o feto no período perinatal.



Obesidade infantil

A obesidade infantil também pode prejudicar o funcionamento psíquico da criança e causar um impacto negativo em sua qualidade de vida. Com isso, geralmente se refugia em casa, assistindo televisão, no computador e principalmente descontando na alimentação. Todas essas atividades favorecem o aumento de seu peso e podem levá-la a desenvolver sintomas de depressão.



É necessário ressaltar também que o avanço do sobrepeso entre as crianças tem impacto direto com a explosão de obesidade na população geral brasileira, segundo pesquisas da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas.


Obesidade infantil

Então fique atento e mostre o melhor caminho para o seu filho.

E é exatamente aí que os nossos playgrounds entram em cena!


Para reverter esse jogo, uma ótima estratégia é tentar promover hábitos saudáveis nas crianças e os parquinhos são uma ótima opção para isso! Além de seguros, eles estimulam a brincadeira, o movimento, a correr, a escalar e a se divertir. Dessa forma, incentive cada vez mais os seus filhos a terem uma vida com muito mais saúde e disposição!



 

Fontes: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/sobrepeso-obesidade-em-alta-no-brasil-diz-onu-20819122

http://www.aonutricionista.com.br/single-post/2017/04/04/Obesidade-infantil-e-o-impacto-no-futuro

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/04/1878042-por-que-e-tao-dificil-frear-a-escalada-da-obesidade-infantil.shtml

posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page