top of page

Pneus em parquinhos - Um risco à saúde!

Como todos sabem, os pneus podem ser utilizados para diversas finalidades: equipamentos para playgrounds, grama sintética, jardinagem etc. Certo? Errado.

Infelizmente, hoje em dia, ainda existem poucas pessoas informadas sobre os danos que eles trazem.


A composição dos pneus é totalmente prejudicial à saúde, pois é constituída por substâncias altamente tóxicas a todos os seres humanos e animais. Dentre suas substâncias, mercúrio e chumbo são alguns dos materiais encontrados em pneus. A situação piora e o risco de contaminação aumenta quanto mais antigo ele fica.



Ou seja, parquinhos com pneus podem parecer bonitos e criativos, mas são extremamente perigosos à saúde!


Você sabia? Nos Estados Unidos, as gramas artificiais que eram utilizadas em campos de universidades e escolas, eram feitas de pneus reciclados.



Segundo o blog ‘Sustentável e Orgânico’, uma professora de educação física do estado de Washington, percebeu que alguns de seus antigos alunos que jogavam futebol nesses campos estavam com câncer. A situação piorou quando ela descobriu que mais de 10 dos alunos tinham o mesmo tipo de câncer, raro, e que todos eles eram os goleiros dos times – que consequentemente precisavam se jogar no chão com mais frequência para agarrar a bola.


A professora resolveu então abrir uma investigação particular e, após muito pesquisar, descobriu mais de 50 alunos com a doença, sendo mais de 25 goleiros. Com todas as informações na mão, ela foi ao jornal, onde várias mídias nacionais dos EUA publicaram a situação. O fato teve tanta repercussão, que o jornal recebeu diversas ligações de pessoas que também jogaram nesses tipos de campos por anos e, coincidentemente, estavam com câncer.


A partir desse momento, uma grande investigação criminal foi aberta revelando que vários outros estados também estavam com esse mesmo problema. Após toda a descoberta, o governo dos EUA pediu para que todas as escolas não utilizassem mais pneus velhos, em qualquer das circunstâncias, em que o mesmo pudesse entrar em contato com a pele, seja em campos de esportes, em playgrounds e até mesmo, como potes ou bordas de plantações, pois eles também contaminam o solo.


Sendo assim, é necessário deixar claro que o uso de pneu velho é tão perigoso quanto o uso do pneu em pedaços, porque ambos trazem problemas críticos à saúde. A questão é que os pneus em pedaços causam problemas mais imediatos e os pneus inteiros, quando velhos, contaminam também o solo (principalmente se forem cortados ou se ainda estiverem com metais dentro).



Vale lembrar que a maioria dos pneus reciclados não são mais novos, muito pelo contrário, já estão se deteriorando há muito tempo. Portanto, quanto mais calor fizer, maior a contaminação do solo e quanto mais chover em cima do pneu, maior a contaminação também.


Por isso, tome cuidado ao utilizar pneus e fique atento aos diversos fatores que influenciam para sua degeneração, como por exemplo: raios solares, chuvas, calor, oxigênio etc.




Importante! Antes de tudo, é necessário ressaltar que os pisos Playtop utilizados em nossos playgrounds também são feitos de pneus reciclados. Entretanto, eles são extremamente tratados, recolhidos de fontes seguras e passam por uma série de processos em sua própria usina de reciclagem, onde separam a borracha vulcânica dos materiais tóxicos dos pneus.


Por isso, todos os grânulos que compõem um piso Playtop são importados e, portanto, livres de qualquer material perigoso para a saúde. Por ser um fato extremamente delicado, ainda existe precaução na instalação do piso, onde a camada feita de pneus reciclados não fica em contato direto com a pele. Para entender mais, assista aqui ao vídeo que explica tudo sobre a reciclagem da Playtop.



A oikotie zela pela saúde e segurança da sua família, por isso utilizamos sempre produtos reciclados da forma correta. Vem com a gente!

 

Fonte: http://sustentaveleorganico.blogspot.com.br/2015/05/bom-dia-pessoal.html

posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page