A importância de uma área de lazer para as crianças

10/07/2017

É extremamente importante que os pais saibam que seus filhos precisam de um espaço exclusivo para eles, seja nas escolas ou nos condomínios, pois nesses espaços eles vão gastar toda a energia característica de uma criança.

 

Por mais que saibamos que nos colégios o aprendizado é o foco principal, as atividades de lazer também possuem grande relevância para o desenvolvimento do pequenos. 

 

O mesmo se dá para os condomínios. Na hora da família escolher o local onde vai morar, a infraestrutura tem muito peso sobre a decisão, inclusive a área de lazer infantil.

 

 

Escola

 

Cada vez mais, estudos comprovam que praticar esportes e brincar aumentam o desempenho na sala de aula. E é exatamente esse o segredo para desenvolver melhor o raciocínio lógico e a memória: o equilíbrio entre as atividades físicas e mentais.

 

Os momentos de descontração na vida das crianças auxiliam na canalização da energia. Por isso, é essencial que durante o dia elas pratiquem esportes e se divirtam com os amigos, para que as atividades que exigem mais concentração, como o estudo, possam ser realizadas de uma forma melhor.

 

 

O papel das escolas é muito mais do que apenas acadêmico. É ter comprometimento na formação de indivíduos, na interação social e, até mesmo, pensar em ferramentas que auxiliem os alunos a se tornarem pessoas capazes de conviver entre si e a se adaptar em diversos ambientes e situações.

 

Por todos esses motivos, o espaço para as crianças em escolas deve ser muito bem planejado, a fim de instigá-los sempre à brincadeira.

 

 

Condomínios

 

O espaço para as crianças em condomínios também faz toda a diferença, pois garante que elas tenham um lugar para se encontrar com os amigos e vizinhos para que possam interagir, quebrar o tédio e o sedentarismo.

 

Áreas como playgrounds, brinquedotecas, quadras poliesportivas e piscinas são exemplos de lugares importantes em condomínios.

 

E para que os pequenos possam realizar qualquer tipo de atividade, é preciso que exista segurança, pois é o que garante que a diversão não se transforme em acidente.

 

 

Existem algumas medidas básicas e necessárias que os pais devem sempre tomar para trazer maior segurança à criança em relação ao espaço de lazer, como: orientar o uso do espaço a fim de eliminar qualquer situação indesejada, perceber o fluxo de carros próximo ao local e ficar atento a qualquer material perigoso próximo à área de lazer.

 

Por isso, lembre-se sempre: segurança vem em primeiro lugar!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

posts em destaque

Brincar é um direito para todos!

18/02/2020

1/10
Please reload

posts recentes