top of page

Parceria ONG Criança Segura | Índice de acidentes


Criança brincando

Como já sabemos, brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável dos nossos pequenos. Sendo assim, os parquinhos são uma maravilhosa opção para diversão, pois estimulam o desenvolvimento da percepção corporal, do equilíbrio, da coordenação motora e a socialização. Mas nem sempre é só alegria... Infelizmente ainda ocorre um número considerável de acidentes em playgrounds que, na maioria das vezes, são causados pela falta de preocupação com a segurança dos parquinhos pelos próprios fabricantes, projetistas e/ou responsáveis de manutenção desses espaços. O que acontece é que os mesmos não cumprem as normas de segurança impostas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


acidentes com crianças

Segundo o DATASUS, entre o ano de 2008 e 2016, mais de 4.000 crianças de até 14 anos foram hospitalizadas no SUS vítimas de acidentes em playgrounds no Brasil. Felizmente no último ano (2016), foram registradas menos ocorrências nos hospitais do que em todos os anos anteriores. Para casos mais sérios, como de óbito, também foi feito um levantamento onde se constatou que entre os anos de 2000 e 2015, ocorreram 40 casos fatais de crianças de até 14 anos de idade.

No último mês de março (03/17), algumas medidas para manter os playgrounds públicos ou de escolas mais seguros foram estabelecidas e aprovadas no Projeto de Lei da Câmara 159/2015, pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). De acordo com esse projeto, os parques infantis devem ser construídos e mantidos segundo determinações da NBR 14350, que trata da Segurança de Brinquedos e Playground. Além disso, os responsáveis pela administração de áreas de uso coletivo ou pelos estabelecimentos de educação infantil e ensino fundamental deverão providenciar vistoria anual por engenheiro legalmente habilitado e uma manutenção preventiva semestral também será necessária.


Criança Segura -  Acidentes com crianças

Uma importante influenciadora para que essa lei entrasse em vigor foi a ONG Criança Segura, que tem como missão promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, a partir de diversas ações e divulgação de informações. Assim, ela participou ativamente no trâmite para o andamento da lei. Nós da Oikotie, como sempre seguimos todas as normas estipuladas pela ABNT, começamos uma parceria junto ao projeto da Criança Segura, a fim de influenciar no cenário atual dos playgrounds e do ‘brincar’ no Brasil. Estamos muito felizes de cada dia mais poder mudar a concepção e percepção das pessoas quanto aos parquinhos do nosso país. Com mais esse passo dado, esperamos realmente ser ouvidos, passar a necessidade da importância desses espaços e do ‘brincar’ e, junto à ONG Criança Segura, fazer a diferença no nosso país. Vem com a gente!

 

posts em destaque
posts recentes
arquivo
!
procurar por tags
bottom of page