Cuidados no verão
Cuidados necessários com as crianças
na estação mais quente do ano
Como é bom o verão!
A época em que podemos aproveitar as férias da criançada e se esbaldar na diversão, não é mesmo? Para os pequeninos, é o momento em que podem se deliciar mais ainda das brincadeiras ao ar livre, parques, clubes, praia e piscina o dia todo.
Mas não se esqueça que todo cuidado é pouco! Para que desfrutem das brincadeiras na estação mais quente do ano de maneira adequada, é necessária uma cautela especial com eles.
E, como para nós, a segurança das crianças é sempre muito importante, separamos aqui algumas dicas para serem relembradas durante esse período.
Afinal, todo mundo quer se divertir sem preocupações! Vamos lá?
Sol
A exposição aos raios solares é ainda mais intensa nessa época, dessa forma, a atenção deve ser redobrada.
Bebês de até 6 meses não podem usar protetor solar devido à sua maior absorção pela pele, sendo assim, a saída é não deixá-lo exposto diretamente ao sol e protege-lo com roupas e bonés. Entre 6 meses e 5 anos é recomendado que o pequenino use protetores infantis, pois têm menos substâncias químicas na fórmula.
O horário de tomar sol, tanto para crianças como para adultos, é aconselhável que seja até às 10h da manhã e, depois, a partir das 16h.
Hidratação
Que ela é essencial para o funcionamento do corpo todo mundo já sabe, mas vezes esquecemos de ficar mais atentos à quantidade de água que bebemos nessa época.
Geralmente, existe um gasto de energia maior no verão e, consequentemente, a perda rápida de líquidos, ou seja, o suor aumenta devido ao calor, então o corpo precisa de mais água para regular a temperatura.
Deixar uma garrafinha de água sempre perto da criança é uma forma prática de fazer com que elas lembrem-se de se hidratar, principalmente entre uma brincadeira e outra. Existem também alimentos que ajudam na hidratação, como: melancia, melão, abacaxi, tomate e cenoura.
Alimentação
A rotina alimentar nas férias é um pouco mais complicada, claro! Mas manter uma alimentação leve, é a forma mais adequada quando o clima está muito quente.
No calor a circulação sanguínea aumenta para não superaquecer o corpo e, dessa forma, quanto mais se come, mais sangue vai para o aparelho digestivo e o corpo gera uma alta demanda por sangue, o que causa cansaço, sono e, até mesmo, tontura. Imagina para os pequeninos que passam o dia correndo, pulando e brincando!
Sendo assim, prefira alimentos com maior conteúdo líquido, como frutas, purês e caldos, por exemplo.
Insetos
Junto com os dias quentes vem os insetos, afinal eles também adoram o calor! Sendo assim, existe uma maior probabilidade das crianças serem picadas até o final do dia e a noite.
As doenças trazidas por eles podem ser evitadas com a utilização do repelente adequado para cada idade.
Mas lembre-se: repelentes apenas se houver necessidade, pois se não houverem insetos não é conveniente usar repelente apenas para prevenção.
Agora, que já refrescamos sua memória com essas dicas, é só se jogar!
Chega mais verão!