top of page

Cuidados no verão

Cuidados necessários com as crianças

na estação mais quente do ano



Como é bom o verão!


A época em que podemos aproveitar as férias da criançada e se esbaldar na diversão, não é mesmo? Para os pequeninos, é o momento em que podem se deliciar mais ainda das brincadeiras ao ar livre, parques, clubes, praia e piscina o dia todo.


Mas não se esqueça que todo cuidado é pouco! Para que desfrutem das brincadeiras na estação mais quente do ano de maneira adequada, é necessária uma cautela especial com eles.


E, como para nós, a segurança das crianças é sempre muito importante, separamos aqui algumas dicas para serem relembradas durante esse período.


Afinal, todo mundo quer se divertir sem preocupações! Vamos lá?



Sol


A exposição aos raios solares é ainda mais intensa nessa época, dessa forma, a atenção deve ser redobrada.


Bebês de até 6 meses não podem usar protetor solar devido à sua maior absorção pela pele, sendo assim, a saída é não deixá-lo exposto diretamente ao sol e protege-lo com roupas e bonés. Entre 6 meses e 5 anos é recomendado que o pequenino use protetores infantis, pois têm menos substâncias químicas na fórmula.


O horário de tomar sol, tanto para crianças como para adultos, é aconselhável que seja até às 10h da manhã e, depois, a partir das 16h.

Hidratação


Que ela é essencial para o funcionamento do corpo todo mundo já sabe, mas vezes esquecemos de ficar mais atentos à quantidade de água que bebemos nessa época.


Geralmente, existe um gasto de energia maior no verão e, consequentemente, a perda rápida de líquidos, ou seja, o suor aumenta devido ao calor, então o corpo precisa de mais água para regular a temperatura.



Deixar uma garrafinha de água sempre perto da criança é uma forma prática de fazer com que elas lembrem-se de se hidratar, principalmente entre uma brincadeira e outra. Existem também alimentos que ajudam na hidratação, como: melancia, melão, abacaxi, tomate e cenoura.



Alimentação


A rotina alimentar nas férias é um pouco mais complicada, claro! Mas manter uma alimentação leve, é a forma mais adequada quando o clima está muito quente.


No calor a circulação sanguínea aumenta para não superaquecer o corpo e, dessa forma, quanto mais se come, mais sangue vai para o aparelho digestivo e o corpo gera uma alta demanda por sangue, o que causa cansaço, sono e, até mesmo, tontura. Imagina para os pequeninos que passam o dia correndo, pulando e brincando!


Sendo assim, prefira alimentos com maior conteúdo líquido, como frutas, purês e caldos, por exemplo.


Insetos


Junto com os dias quentes vem os insetos, afinal eles também adoram o calor! Sendo assim, existe uma maior probabilidade das crianças serem picadas até o final do dia e a noite.


As doenças trazidas por eles podem ser evitadas com a utilização do repelente adequado para cada idade.


Mas lembre-se: repelentes apenas se houver necessidade, pois se não houverem insetos não é conveniente usar repelente apenas para prevenção.


Agora, que já refrescamos sua memória com essas dicas, é só se jogar!

Chega mais verão!

posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page