Benefícios da escalada

10/08/2018

 Saiba os benefícios que da escalada no desenvolvimento das crianças

 

 

 

Sabemos que escalar é de instinto humano. Os pequeninos, ao começarem a andar, já querem escalar objetos, não é mesmo?

 

Dentre os benefícios que a escalada proporciona estão: a força, resistência, flexibilidade, concentração, consciência corporal, controle e até mesmo adrenalina!

 

Os cuidados na escalada variam de acordo com a faixa etária, pois como utiliza muito a força corporal e o equilíbrio, a atividade proporciona também o aumento da massa óssea, ganho de força muscular, habilidades motoras e coordenação.

 

 

Segundo algumas pesquisas, devido à falta de coordenação motora e força nos dois primeiros anos de vida, o número de acidentes, como quedas em geral (não apenas escalando), é relativamente grande. Até os 6 anos, as crianças ainda apresentam habilidades variadas e falta de percepção de riscos e por isso, tentam escalar sem medo o máximo de objetos possíveis, se pendurar em árvores ou subir em grades e muros. Mas só a partir dos 7 anos que esse risco diminui, pois, a criança já possui habilidades motoras praticamente concretas e uma maior noção dos riscos de acidentes.

 

 

Além de toda a questão motora fundamental, escalar também proporciona o desenvolvimento e a capacitação de um psicológico muito melhor para o pequenino. Sendo assim, para se desenvolver normalmente, as crianças precisam aprender a avaliar o próprio risco e devem descobrir por si mesmas como superar situações que representam um desafio para elas.

 

A altura causa um certo medo e é exatamente esse medo que será muito importante e que irá alertá-lo para os perigos existentes. E sendo assim, os limites da criança devem ser respeitados sempre, mesmo que os amiguinhos ao seu redor queiram mostrar superação. Por isso, fique atento e monitore o comportamento dos pequeninos, pois isso vale para todas as brincadeiras.

 


Nos nossos playgrounds, os equipamentos de escalada são variados e totalmente seguros. Assim, as cordas atuam para combinar, juntamente com a segurança, forma e função, pois elas são tanto elementos estruturais como elementos para a brincadeira.

 

 

As escaladas, assim como todos os nossos outros equipamentos, são criados com base nos riscos calculados, que estimulam e ao mesmo tempo desafiam os limites das crianças, levando em conta a total segurança das mesmas. 

 

De acordo com a Berliner, empresa de equipamentos alemã que representamos, a forma que a corda pode tomar é limitada apenas para a imaginação e as possibilidades são infinitas!

 

A flexibilidade da corda permite que a criança “se conecte” com o equipamento, pois cada ação é seguida de uma reação.

 

De todas as formas, entendemos que escalar é uma atividade incrível para o desenvolvimento da criança, além de ser pura diversão!

 

Incentive os pequeninos!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

posts em destaque

Cuidados no verão

09/01/2019

1/10
Please reload

posts recentes