top of page

Cuidados e higiene no playground

Dicas para sempre garantir uma brincadeira mais saudável para a criançada


Tudo o que mais queremos é que a criançada aproveite a vida, experimente o mundo, tenha contato adequado com a natureza e se divirta, não é mesmo?


Mas se você costuma levar seu pequeno ao parquinho para tomar um pouco de ar fresco, brincar e até mesmo fazer exercícios e se movimentar, irá se identificar com o que iremos compartilhar.


Em todos os lugares existem alguns perigos invisíveis e que todos nós estamos cientes, mas acabamos por muitas vezes não dando a real importância para aquilo e não os protegemos da forma que deveríamos.



Um estudo mostrou que cerca de 50% dos equipamentos de playgrounds acabam sendo contaminados, ao longo dos anos, com algum tipo de bactéria, o que pode causar complicações e doenças aos nossos pequeninos.


Mas fique tranquilo, nós iremos te ajudar!


Felizmente, existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de garantir que a exposição do seu filho a esses contaminantes seja reduzida ou eliminada.


Anota ai!


1 – Lave as mãos antes e depois de brincar

Peça ao pequenino para lavar as mãos antes e depois de brincar no parquinho ou em qualquer outro local. Isso protege outras crianças de germes que seu filho possa ter e vice-versa, ajudando seu filho a também evitar germes que ficam nas superfícies dos equipamentos.



2 – Leve sempre lenços úmidos com você

Outra dica é levar lencinhos úmidos para que você possa limpar facilmente as mãozinhas do seu filho se algum imprevisto acontecer ou em caso de não ter água corrente perto do local, por exemplo.



3 – Uma toalha



A toalha serve para secar os equipamentos, caso eles estejam molhados por alguma ocasião, como chuva. Além disso, ela é uma dica para quem quer fazer um piquenique enquanto passa o dia se divertindo no playground com o filho.


4 – Mãos na boca, olhos e nariz


Ensine a criançada a não colocar as mãos na boca, olhos e nariz. Se os germes estão na superfície das mãos, pelo menos essa é uma maneira de evitar que estes sejam transferidos para dentro do corpo do seu filho. Esta é uma boa prática que deve ser mantida o tempo todo. Comece quando as crianças são pequenas e ensine-as a não colocarem as mãos na boca enquanto brincam. Se você perceber hábitos como roer as unhas, lembre-os também de parar.


5 – Aplique desinfetante nasal


Existem alguns produtos no mercado que permitem proteger as cavidades nasais do seu filho. Isso é útil para protegê-los de outras crianças que podem ter fungos no parquinho.


6 – Ensine melhores práticas para espirrar

Se seu filho precisar espirrar ou tossir enquanto estiver brincando, ensine-o a fazer na dobra do braço. Isso impede que a criança espalhe germes para outras pessoas e também pode ajudar outras crianças a entender a melhor maneira de tossir e espirrar para evitar a disseminação desses germes indesejados.


Outra maneira que deve ser evitada é espirrar nas mãos, pois dessa forma o pequenino toca no equipamento e acaba espalhando muco e saliva por toda parte.



Embora seja uma ótima ideia implementar essas medidas de segurança que protegem seu filho e os que estão ao redor, é necessário saber também que essa exposição a bactérias é de certa forma boa para que o seu filho crie imunidade para toda a vida.



Então equilibre essas práticas seguras de higiene com o senso comum e seu filho desfrutará do tempo de brincadeira.

posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page