top of page

A brincadeira de 12 a 16 anos

Descubra os equipamentos apropriados para a brincadeira de 12 a 16 anos


Sabemos que essa é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Essa etapa é marcada pela transição da infância à idade adulta, assim como a transformação do próprio corpo e das ideias. Tudo isso, acarreta em uma onda de emoções, percepções e reflexões.


Eles crescem e, mesmo com as mudanças, não deixam de se divertir. Os playgrounds podem sim fazer parte do lazer dos adolescentes, basta entender o que mais os atraem.



SE MANTER ATIVO É NECESSÁRIO


O crescimento dos adolescentes entre 12 e 16 anos é rápido e muito importante para a construção de força, resistência e velocidade.


As oportunidades para se conhecerem melhor são significativas para eles, mas a atividade física, cada vez mais, está em declínio nessa faixa etária, afinal essa geração não “adotou” a nova mídia, mas sim, sempre foi parte dela. Dessa forma, a maioria persiste em passar o dia “online”, no celular ou assistindo TV.


Analisando esse pensamento e de acordo com algumas estatísticas, há um crescimento alarmante no número de adolescentes que sofrem de obesidade. Ou seja, o risco de saúde delas está extremamente comprometido. Como melhorar essa situação?


Nessa período, e para não virarem sedentários no futuro, eles precisam estar acostumados a se movimentar, praticar atividades físicas e serem estimulados à exercícios.



FAZENDO AMIGOS Durante a adolescência, a interação social se torna mais importante do que nunca.

Eles sentem a necessidade de fazer novos amigos e, de preferência, em grandes grupos.


Por isso, as áreas para socialização são mais que essenciais ao projetar um espaço para eles.



EQUIPAMENTOS PROPÍCIOS


Nos playgrounds, os adolescentes, em sua grande maioria, preferem atividades que são desafiadoras e que parecem mais ousadas.


Os equipamentos que costumam fazer mais sucesso nessa fase são: balanços diferenciados, estruturas de escalada, parkour, tirolesa, estruturas de rede, gira-gira mais complexos, altura e tecnológicos.


Equipamentos como o Nereide e o Canopus (imagem ao lado), da linha Galaxy, contam com redes de escalada, cordas e gira-gira.



Eles e diversos outros equipamentos da Kompan direcionados para os adolescentes, são ótimas opções para treinar as habilidades físicas dessa faixa etária e também seu fortalecimento corporal, tais como: Habilidades motoras: velocidade, equilíbrio, coordenação e propriocepção. Habilidades musculares: construídas principalmente pelos braços e pernas, ao empurrar para fazer algum movimento ou flexionar para se segurarem em alguma atividade que o equipamento propõe. Fortalecimento dos ossos: ao pular, empurrar, puxar e correr.


Dá uma olhada nessa seleção de equipamentos que escolhemos!


posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page