top of page

Playgrounds favorecem o desenvolvimento da linguagem

Esses espaços ainda constroem habilidades motoras sensoriais, estimulam o desenvolvimento da linguagem e a compreensão do mundo

É incrível a capacidade das crianças de aprender a língua que falamos, não acha? Desde o dia em que nascem, suas mentes começam a analisar a linguagem que ouvem e começam o trabalho de reconstruir as palavras em seus próprios cérebros.


Aos quatro anos, a maioria dos nossos pequenos possui habilidades linguísticas avançadas e, como nativos de sua língua, conhecem mais de 1000 palavras e frases gramaticalmente complexas e engraçadas ao serem pronunciadas.



No entanto, sabemos que nem todas as crianças desenvolvem habilidades de linguagem no início da vida, muitas vezes porque fazem parte de ambientes mais escassos em trocas de palavras. E isso pode ter consequências negativas posteriormente, como na alfabetização, desenvolvimento socioemocional e outras habilidades cognitivas.


Portanto, é extremamente importante que todas as crianças cresçam em ambientes ricos em linguagem, em que as pessoas a sua volta proporcionam oportunidades frequentes de aprender e praticar a mesma.


Estimulando a linguagem e a comunicação


Um dos principais impulsionadores do desenvolvimento da linguagem é a interação adulto-criança.



Pensando justamente nisso, a Kompan, uma das empresas que representamos, projeta equipamentos para apoiar e incentivar a comunicação entre as idades, usando temas e elementos reconhecíveis aos pequeninos.



O desafio do tamanho certo



É importante lembrar o quão pequenas são as crianças de 1 a 3 anos de idade.

Então, os equipamentos e áreas para as brincadeiras delas devem ser projetados com isso em mente.


Brincando e fazendo amizades


De acordo com pesquisas feitas pelo Play Institute (Instituto do Brincar) da Kompan, as crianças engajam em interações sociais significativas, apesar de seu uso limitado da linguagem falada.



Dessa forma, brincadeiras de repetição e em grupos se encaixam perfeitamente para essa etapa de vida. Atividades como brinquedos de mola, pequenas gangorras e balanços, quando colocadas em pares, incentivam o contato visual, apoiando a brincadeira com os coleguinhas.


Agora você já sabe como seu pequeno pode se divertir mais e em segurança!

posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page