top of page

Dia Mundial do Autismo

Hoje, 02 de abril, é comemorado o

Dia Mundial da Conscientização do Autismo



A importante data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, serve sobretudo para conscientizar e informar a população mundial sobre o Autismo e como lidar com a doença, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.


Você sabe que é o Autismo? Deixa que a gente te explica...


O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.


Alguns sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Ou seja, existem vários níveis diferentes de autismo, algumas pessoas têm tipos mais moderados de autismo, enquanto outras terão sintomas mais graves.


Playground para crianças com TEA. O direito de brincar é de todos!


Transformar playgrounds em espaços inclusivos é uma missão muito importante. Eles são cuidadosamente projetados para fornecer um local seguro onde todas as crianças (independente de habilidades) poderão brincar juntas, além de serem apropriados para o desenvolvimento dos pequenos com e sem deficiências.



Um parque infantil inclusivo tira as barreiras da exclusão, tanto físicas como sociais, proporcionando uma experiência “sensorialmente rica” para todos.


De acordo com algumas pesquisas feitas, é muito comum as crianças pequenas com autismo vagarem em áreas de lazer, deixando as famílias preocupadas e estressadas. Crianças com autismo são mais propensas a se perder por curiosidade e, infelizmente, isso pode se tornar uma situação perigosa para uma família e para a criança.


Conhecendo as características comuns associadas às crianças que têm autismo, gostaríamos de compartilhar algumas dicas em relação a garantir que os playgrounds são divertidos e seguros:


  • Os playgrounds ao ar livre, de preferência, devem ser aqueles que oferecem sensações, como:​


- Equipamentos de playground que estimulam os sentidos auditivos. Eles permitem que as crianças brinquem de com a criatividade de uma forma (barulho ou música) que faça sentido para eles. Os pequenos permanecem no controle e podem optar por fazer sons mais quietos ou sons individuais, o que pode ser ótimo para os que ficam sobrecarregadas com muito barulho.


- Equipamentos de playground que estimulam os sentidos visuais. Cores e formas brilhantes, bem como bordas arredondadas e linhas agradáveis ​​podem atrair alguém com autismo que está explorando o mundo visual em seu próprio ritmo.


- Equipamentos de playground projetados para atrair os sentidos cinestésicos. Eles permitem que eles explorem tranquilamente através do toque. Superfícies texturizadas e equipamentos que se movem podem ser calmantes para uma criança com autismo. Por exemplo, um balanço ou peça de equipamento permite que eles se movam lentamente pode ser muito calmante.


  • É muito importante que o playground tenha espaço adequado para a criança correr e queimar energia, assim como áreas aconchegantes para que passar algum tempo descansando.​

  • De preferência, procure equipamentos que sejam “vazados” e que forneçam visibilidade em qualquer lugar do playground. Ou seja, fique longe dos equipamentos que tenham uma grande estrutura modular no centro, pois isso pode facilmente obstruir a visão.



  • Playgrounds ao ar livre, em sua grande maioria, tem grande contato com a natureza, bem como paisagismo atraente, e podem fazer com que uma criança com autismo se sinta à vontade, confortável e relaxada.​


  • Identifique as áreas de lazer que incentivam a interação social. As gangorras são eficazes para ensinar todas as crianças a compartilhar e cooperar umas com as outras.

posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page