top of page

KOMPAN Play Institute

A KOMPAN é uma das empresas que representamos aqui no Brasil, ela é a maior empresa de playgrounds e a mais conceituada mundialmente.


Além disso, ela também tem o KOMPAN Play Institute, que é uma rede internacional com um importante engajamento e que colabora com diversas pesquisas e cientistas que monitoram tendências e realizam estudos sobre saúde, aprendizagem e inclusão social das crianças.


Este é o motivo pelo qual os produtos KOMPAN são tão especiais! Pois todos os conceitos e informações absorvidos com o Play Institute são aplicados no desenvolvimento de cada um de seus equipamentos.



Entenda um pouco sobre os pilares do Play Institute baseado em suas pesquisas:

Para todas as idades


Através da brincadeira ao ar livre, as crianças aprendem sobre si mesmas e sobre o mundo ao seu redor, construindo suas habilidades físicas, emocionais, sociais, cognitivas e criativas à medida que avançam e vão ficando mais velhas.


Desse modo, a KOMPAN acredita que espaço de um playground deve ser uma área equilibrada, atraente, estimulante e agradável a usuários de qualquer idade, mas em especial às crianças.



Saúde


Hoje, as crianças com excesso de peso superam as que enfrentam fome. O estilo de vida sedentário tem consequências drásticas não só para saúde física das crianças, mas também para a aprendizagem e bem-estar social e emocional.


A KOMPAN defende os benefícios que um bom playground pode trazer para a criançada. Neles as crianças involuntariamente se movimentam e participam de atividades físicas, seja correndo, escalando ou pulando.


Por isso, ter por perto parques infantis ao ar livre é uma maneira comprovada de melhorar a saúde das crianças. Segundo estudos feitos pelo KOMPAN Play Institute, a brincadeira em bons playgrounds em jardins de infância resultou ser a iniciativa mais eficiente em relação às atividades físicas para crianças entre 3 e 6 anos, aumentando em 33% essa eficácia.



Aprendizado


Cada vez mais, pesquisas concluem que a atividade física e o estado de alerta cognitivo estão entrelaçados. Desse modo, quando as crianças são fisicamente ativas, muitas vezes se mostram melhores e aprendem muito facilmente na escola. O que acontece é que, na verdade, a atividade física beneficia o desempenho acadêmico.


Muitos estudos ainda estão sendo feitos, mas uma coisa é certa: as crianças precisam se equilibrar emocionalmente para aprender qualquer coisa em primeiro lugar. Por esse motivo, a brincadeira é um meio altamente eficaz de ganhar ou recuperar o equilíbrio emocional das crianças.


Os pequenos aprendem na escola, mas eles também aprendem na vida. As “habilidades da vida” incluem compreensão da natureza e das habilidades sociais e por isso, os parques infantis estimulam essas habilidades, aonde as crianças aprendem a compartilhar, trocar, ser tolerantes e lidar com os conflitos em geral.


Assim, à medida que os pequenos aprendem de forma diferente, passam a ter diferentes capacidades cognitivas em diferentes estágios de idade. Por este motivo, a KOMPAN afirma que quem planeja playgrounds precisa considerar os grupos etários para o qual estão planejando o mesmo.



Inclusão Social


Um dos propósitos mais importantes em playgrounds e áreas de lazer é incluir todas as crianças e uni-las na brincadeira.


Através das pesquisas realizadas, constatou-se que mais de 50% da população mundial vive em cidades e nas nações ocidentais esse número ultrapassa os 70%. Sendo assim, para as famílias que vivem na cidade, os playgrounds, muitas vezes, são áreas gratuitas para se divertir, brinca e estimular a vida social, como passar o tempo junto com a família e com outras pessoas.


Os planejadores de playground precisam criar playgrounds acessíveis e utilizáveis ​​para todos. Tornar a área pública ao ar livre acessível para usuários com deficiência e proporcionar interatividade para todas as idades é uma parte importante disso. O KOMPAN Play Institute reuniu um conjunto de princípios para projetar playgrounds e equipamentos para todos, um exemplo disso é a Nowhere to Go.


Nowhere to Go – Feita para adolescentes:


As crianças mais velhas são muitas vezes esquecidas no planejamento de playgrounds e isso pode levá-los ao isolamento e até ao vandalismo. Deste modo, Se concebidos para satisfazer as necessidades das crianças mais velhas, os parquinhos podem influenciar positivamente a atividade física, a interação social e o senso de propriedade da comunidade (o que pode levar a uma diminuição no vandalismo). Por todos estes motivos, a KOMPAN Play Institute elaborou um conjunto de princípios para projetar playgrounds exclusivos para adolescentes.



Por todos esses motivos, a KOMPAN é muito mais do que uma empresa de playgrounds. Ela se interessa pelos diversos benefícios que estão atrelados ao que os parquinhos infantis podem trazer, se preocupando sempre com o desenvolvimento de forma geral das crianças e adolescentes.


 
posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page