top of page

Benefícios da escalada

Saiba os benefícios que da escalada no desenvolvimento das crianças




Sabemos que escalar é de instinto humano. Os pequeninos, ao começarem a andar, já querem escalar objetos, não é mesmo?


Dentre os benefícios que a escalada proporciona estão: a força, resistência, flexibilidade, concentração, consciência corporal, controle e até mesmo adrenalina!


Os cuidados na escalada variam de acordo com a faixa etária, pois como utiliza muito a força corporal e o equilíbrio, a atividade proporciona também o aumento da massa óssea, ganho de força muscular, habilidades motoras e coordenação.




Segundo algumas pesquisas, devido à falta de coordenação motora e força nos dois primeiros anos de vida, o número de acidentes, como quedas em geral (não apenas escalando), é relativamente grande. Até os 6 anos, as crianças ainda apresentam habilidades variadas e falta de percepção de riscos e por isso, tentam escalar sem medo o máximo de objetos possíveis, se pendurar em árvores ou subir em grades e muros. Mas só a partir dos 7 anos que esse risco diminui, pois, a criança já possui habilidades motoras praticamente concretas e uma maior noção dos riscos de acidentes.



Além de toda a questão motora fundamental, escalar também proporciona o desenvolvimento e a capacitação de um psicológico muito melhor para o pequenino. Sendo assim, para se desenvolver normalmente, as crianças precisam aprender a avaliar o próprio risco e devem descobrir por si mesmas como superar situações que representam um desafio para elas.


A altura causa um certo medo e é exatamente esse medo que será muito importante e que irá alertá-lo para os perigos existentes. E sendo assim, os limites da criança devem ser respeitados sempre, mesmo que os amiguinhos ao seu redor queiram mostrar superação. Por isso, fique atento e monitore o comportamento dos pequeninos, pois isso vale para todas as brincadeiras.



Nos nossos playgrounds, os equipamentos de escalada são variados e totalmente seguros. Assim, as cordas atuam para combinar, juntamente com a segurança, forma e função, pois elas são tanto elementos estruturais como elementos para a brincadeira.



As escaladas, assim como todos os nossos outros equipamentos, são criados com base nos riscos calculados, que estimulam e ao mesmo tempo desafiam os limites das crianças, levando em conta a total segurança das mesmas.


De acordo com a Berliner, empresa de equipamentos alemã que representamos, a forma que a corda pode tomar é limitada apenas para a imaginação e as possibilidades são infinitas!


A flexibilidade da corda permite que a criança “se conecte” com o equipamento, pois cada ação é seguida de uma reação.


De todas as formas, entendemos que escalar é uma atividade incrível para o desenvolvimento da criança, além de ser pura diversão!


Incentive os pequeninos!


posts em destaque
posts recentes
arquivo
procurar por tags
bottom of page